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Tutorial | Solicitação de Exame Médico Periódico

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O Exame Médico Periódico é obrigatório e será realizado anualmente em todas as Unidades, conforme previsto na Norma Regulamentadora nº 07 (NR-07), com o objetivo de monitorar se as atividades exercidas pelos agentes públicos estão gerando algum impacto à sua saúde.

Inicialmente, o exame será aplicado na própria Unidade de Ensino, em data previamente agendada. Os agentes públicos que estiverem ausentes nesta data deverão ter o exame remarcado pela Unidade junto à empresa contratada, após alinhamento com o servidor. É de responsabilidade do agente público comparecer no local indicado para nova realização.

Importante: Cada servidor deverá realizar o exame periódico em sua Sede Administrativa, não sendo possível realizar o exame em ampliações ou outros locais em que prestam serviço.

Para mais informações, realize a leitura completa do tutorial clicando nos botões abaixo. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: exames@cps.sp.gov.br.

Ilustração: Storyset/Freepik
Este procedimento exige uma conexão com a internet. Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador.

1. Acesse o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) pelo endereço sigurh.cps.sp.gov.br;

2. Efetue o login, inserindo o seu CPF (sem pontos ou traços) e, a seguir, a sua senha.

3. Nos atalhos rápidos, acesse a Área do Diretor de Serviço;


4. Clique no menu Saúde Ocupacional e, a seguir, em Exames Ocupacionais e, depois, em Exame Periódico Unidade.

Após acessar o ambiente de solicitação de Exame Periódico Unidade no SIG, será exibida uma data pré-agendada e inserida pelo SPSST para validação da Unidade (essa data é acordada entre a Unidade e a empresa terceirizada).

1. Clique em Gerar agendamento.

Após a confirmação, a Unidade deverá aguardar a data da realização do exame na Unidade, seguindo as orientações enviada pelo SPSST por e-mail.

UPLOAD DO ASO ou JUSTIFICATIVA DA AUSÊNCIA

Após a realização do exame, a Unidade deverá lançar no sistema até o próximo dia útil subsequente o resultado dos exames (caso eles não tenham sidos realizados de forma automática pela empresa terceirizada), bem como a justificativa dos ausentes no dia do exame incompany.

O agente público, após o exame, receberá 1 (uma) via do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Uma outra via será entregue pelo médico examinador à Unidade, assim que todos que estiverem na Unidade forem atendidos.

1. Ao receber o ASO, confira se há assinatura do médico e o resultado (apto ou inapto).

2. Faça o upload do documento no SIG.

2.1. Para realizar o upload do ASO no SIG, acesse o ambiente de Exame Periódico Unidade.

2.2. Clique em Servidores

2.3. Localize o nome do servidor que fez o exame e clique em Conferir dados

2.3. Na página dos dados do exame, clique em Operações e, a seguir, em Informar dados da realização

 2.4. Preencha os campos de acordo com o ASO.

2.5. Clique em Escolher arquivo e localize o arquivo do ASO. 

2.6. Clique em Enviar.

Caso o servidor não tenha realizado o exame na Unidade, será necessário justificar a ausência, para ser possível o reagendamento na rede credenciada da empresa contratada através do SIG.

1. Na página dos dados do exame, clique em Operações e, a seguir, em Justificar não realização

2. Preencha os campos de status e justificativa.

3. Clique em Confirmar.

Este procedimento exige uma conexão com a internet. Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador.

Será permitido somente 1(um) reagendamento, para o servidor que estiver na Unidade e não realizar o exame incompany.

1. Para realizar o reagendamento do exame periódico no SIG, acesse o ambiente de Exame Periódico Ambiental.

2. Localize o nome do servidor que fez o exame e clique em Conferir dados

2. Clique em Agendar ASO para agendar o exame periódico.

3. Informe duas opções de data e horário, com antecedência de 72 horas e clique em Confirmar.

Um e-mail será enviado à empresa contratada com a solicitação de reagendamento com todos os dados acima.

A empresa contratada enviará para o e-mail administrativo da unidade, com cópia para o e-mail do agente público, a Guia de Autorização de Exames, preenchida com os dados do servidor, data, horário e endereço do local onde será realizado o exame.

4. Ao receber esta Guia de Autorização de Exame, confira todos os dados e a encaminhe imediatamente ao servidor.

Após a realização do exame, a Unidade deverá realizar o upload do ASO no SIG, conforme passo a passo do exame periódico incopany.

Importante:

a) Caso o servidor não esteja em trabalho ou encontre-se em afastamento no dia do exame in company, terá direito a mais 2 (dois) reagendamentos.

b) Caso o servidor esteja na Unidade e não realize o exame, já será considerada uma ausência, sendo permitido apenas mais 1(um) reagendamento, e na falta neste o próximo agendamento será custeado por ele.