Designação marca a primeira etapa dos processos de Progressão e Promoção de 2025; Evolução Funcional faz parte do plano de carreira dos servidores do Centro Paula Souza
Foto: Freepik
Atualizado em 27/06/2025, às 7 horas
Teve início na segunda-feira (23) a primeira fase dos processos de Progressão e Promoção da Evolução Funcional deste ano. Até hoje (27), os diretores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e do Departamento de Administração de Pessoal e Contagem de Tempo (DAPCT) do Centro Paula Souza (CPS) devem designar os quatro membros que comporão as Comissões Locais de Avaliação.
Nas Etecs e Fatecs, as comissões devem ser formadas por um coordenador da própria unidade de ensino, pelo diretor de serviço da área administrativa, por um docente contratado por prazo indeterminado e por um servidor administrativo permanente ou estatutário. Na Administração Central, a composição é diferente: a comissão deve contar com dois representantes da Unidade de Recursos Humanos (URH), um da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) e um da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu).
Os servidores indicados devem estar familiarizados com toda a legislação que rege os processos de Promoção e Progressão, além dos cronogramas e manuais disponíveis na página da URH.
Após o cadastro dos membros no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da URH, os diretores devem divulgar a Portaria de Designação aos servidores da unidade. As atividades das comissões terão início em 30 de junho, e a lista de servidores validados ou invalidados será publicada em 17 de julho, marcando o início das etapas sob responsabilidade dos próprios servidores.
Carreira
A Evolução Funcional, instituída por lei, faz parte do plano de carreira dos servidores do CPS. Desde 2014, com a reformulação da tabela de remuneração, ela é composta por dois processos distintos:
A Promoção ocorre após seis anos de efetivo exercício em uma mesma referência, com a obtenção de titulação prevista em lei, resultando na mudança para a referência salarial imediatamente superior. A Progressão acontece após dois anos de efetivo exercício em um mesmo grau, com desempenho igual ou superior a 75% em duas avaliações de desempenho.