Políticas integradas, otimização de serviços, fortalecimento do cuidado e valorização dos servidores orientam a gestão pública contemporânea na instituição
Foto: Freepik
O dia 1º de agosto passou a representar um marco na trajetória do Centro Paula Souza (CPS). Com a publicação do Decreto nº 69.666/2025, regulamentado pela Portaria CEETEPS-GDS nº 4547/2025, a instituição oficializou sua reestruturação administrativa e instituiu a Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP). A mudança está alinhada às diretrizes contemporâneas da administração pública, com foco na valorização dos servidores, na integração de políticas institucionais e no aprimoramento dos serviços prestados.
A nova configuração da CGGP fortalece uma atuação mais articulada, estratégica e eficiente nos processos administrativos e nas políticas voltadas ao desenvolvimento humano. A proposta é ampliar a especialização técnica, promover maior integração entre áreas e assegurar mais efetividade na gestão de pessoas.
Nesse contexto, passam a estar vinculadas à CGGP a Coordenadoria de Gestão Estratégica de Recursos Humanos (CGERH), responsável pela movimentação e controle funcional, dentre outras atividades, e a Coordenadoria de Gestão de Talentos, Desenvolvimento de Pessoas e Bem-Estar (CGTDPBE), dedicada ao aperfeiçoamento pedagógico, ao desenvolvimento profissional e às ações de bem-estar dos servidores.
A reestruturação contempla, ainda, cinco superintendências que atuam na articulação, definição e implementação da gestão de folha de pagamento, normas e legislações, saúde e segurança do trabalho, seleção de docentes e técnicos, e administração de pessoal e contagem de tempo. O novo arranjo organizacional evidencia o compromisso do CPS com políticas integradas que otimizam os serviços prestados, fortalecem o cuidado institucional e ampliam a valorização dos servidores, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, justo e alinhado aos objetivos estratégicos da instituição.
Além do avanço estrutural, a CGGP reafirmou, ao longo de 2025, seu compromisso com a inovação, o estabelecimento de parcerias estratégicas e a promoção do bem-estar, impulsionando um ambiente institucional mais acolhedor, eficiente e centrado nas pessoas. A seguir, relembre alguns dos principais assuntos veiculados mês a mês ao longo do ano.
Janeiro
Foram abertos editais para processos seletivos internos destinados a professores contratados por tempo indeterminado das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Entre as oportunidades, destacaram-se a seleção para atuação no Projeto de Regionalização do CPS, em São José do Rio Preto, e a oferta de 20 vagas para coordenadores da Assessoria de Inovação Tecnológica (Inova CPS) e do Escritório de Carreiras (CPS Carreiras), distribuídas em diferentes regiões do Estado.
Fevereiro
Parceria firmada entre o Centro Paula Souza e a Companhia das Letras garantiu a professores e servidores administrativos das Etecs, Fatecs e da Administração Central desconto de 40% na aquisição de livros de literatura da editora. O benefício passou a ser acessado por meio da Área do Servidor, no Sistema Integrado de Gestão (SIG).
Março
No mês dedicado às mulheres, foi lançado o conteúdo Individualidade feminina: nutrição e saúde da mulher. Produzido pela área de projetos da então Unidade de Recursos Humanos, o material contou com entrevista da nutricionista Vânia Coltro e abordou a relação entre alimentação, saúde e as transformações hormonais e fisiológicas ao longo da vida da mulher.
Abril
Doze servidores do CPS foram contemplados com bolsas de estudos para cursos de pós-graduação lato sensu. As formações, na modalidade Master of Business Administration (MBA), foram oferecidas pelas então intituladas Unidades de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (Upep) e de Recursos Humanos (URH) da instituição.
Maio
Com o tema Inovação e Gestão para o Futuro, o CPS promoveu a sétima edição do URHday. O evento reuniu profissionais da área, representantes da Universidade de São Paulo (USP) e especialistas da área de gestão da Parker Hannifin, em debates sobre os desafios contemporâneos da administração pública e estratégias para a promoção de mudanças organizacionais.
Junho
Mais de 30 servidores participaram da capacitação Cultivo, uso e manipulação de plantas medicinais, realizada na Etec Sebastiana Augusta de Moraes, em Andradina. A iniciativa combinou oficinas práticas e conteúdos teóricos voltados à promoção da saúde, do bem-estar e de práticas sustentáveis.
Julho
O Portal do Participante passou por alterações no sistema de bloqueio, assegurando acesso contínuo às capacitações oferecidas. Servidores que não concluírem as atividades formativas, sem apresentação de justificativas legais, passam a ficar impedidos de participar de novas capacitações por um período de 60 dias.
Agosto
A CGGP, por meio da Divisão de Bem-Estar (DBE), lançou o Guia Cultural Semestral – Explore São Paulo! Além do sorteio de ingressos para atividades culturais, a publicação apresentou uma curadoria de museus, centros culturais, parques e pontos emblemáticos da capital paulista, incentivando o acesso à diversidade cultural e o lazer dos servidores.
Setembro
O CPS oficializou a Política Institucional de Desenvolvimento de Pessoas, por meio da Portaria nº 4.650/2025. A iniciativa estabelece diretrizes claras para a valorização dos servidores e a melhoria contínua dos serviços públicos, sendo conduzida pela CGGP, com execução da CGTDPBE, por meio da Divisão de Aperfeiçoamento Pedagógico e Desenvolvimento Profissional (DAPDP).
Outubro
A Administração Central recebeu a visita da subsecretária de Gestão de Pessoas do Estado, Eva Lorena Alves Ferreira. Na ocasião, foram destacadas a importância do compartilhamento de experiências e o fortalecimento da cooperação entre equipes, com reconhecimento às ações do CPS voltadas ao desenvolvimento profissional e humano de seus servidores.
Novembro
O campo União Estável voltou a ser disponibilizado como opção de estado civil nos cadastros de professores das Etecs, Fatecs e da Administração Central. Também foram incluídos os campos de orientação sexual e identidade de gênero, fortalecendo a construção de um ambiente institucional mais inclusivo, respeitoso e alinhado às políticas de valorização e bem-estar conduzidas pela CGGP.
Dezembro
O CPS reuniu representantes de 80 Etecs participantes da parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) para o encontro Resultados e Compartilhamento de Boas Práticas – Projeto Diálogos Socioemocionais 2025. O evento evidenciou os impactos da iniciativa, que mobiliza mais de 700 servidores e envolve cerca de 15 mil estudantes em ações voltadas ao desenvolvimento socioemocional, com destaque para o engajamento docente e o fortalecimento do senso de pertencimento e do desempenho acadêmico dos alunos.