Visita técnica à Parker Hannifin, na cidade de Diadema, aproximou docentes das Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia estaduais da realidade industrial em qualidade, logística e produção
Foto: Amanda Bueno
Na última quinta-feira (22), 18 professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo participaram da ação formativa Qualidade, Logística e Operações Produtivas – Visita Parker Diadema. A atividade foi realizada na unidade da empresa Parker Hannifin, em Diadema (SP), e teve como objetivo proporcionar uma imersão prática nos processos industriais, conectando teoria e prática para o aprimoramento do ensino nos cursos dos eixos de Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios e Produção Industrial.
A visita técnica integrou a programação da ação formativa promovida pela Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS), com carga horária de 6 horas presenciais e 14 horas on-line, por meio de ambiente virtual de aprendizagem. Durante a atividade, os participantes foram recebidos por gestores da empresa, incluindo o diretor geral do site Diadema, gerentes de manufatura, recursos humanos, qualidade e logística.
Os docentes puderam conhecer de perto os fluxos de materiais, a aplicação do sistema 5S, práticas de lean manufacturing e organização dos estoques. A imersão permitiu observar como os conceitos de produção enxuta são aplicados em uma empresa global, reconhecida como uma das 100 melhores para se trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa Great Place to Work (GPTW).
Além da visita à área fabril, os professores participaram de momentos de integração, como apresentações institucionais, almoço e coffee break, vivenciando a cultura organizacional da Parker, que prioriza o bem-estar e o engajamento dos colaboradores.
Segundo a professora Sirlei Rodrigues do Nascimento, que coordenou a atividade, a visita trouxe aos participantes uma aproximação com a realidade. “A empresa apresentou dados sobre o processo de produção, desafios produtivos e logísticos e os professores tiveram a chance de viver a experiência desde a chegada até o encerramento, com destaque para a preocupação com segurança e bem-estar dos colaboradores”, contou.
Para conhecer as ações de aperfeiçoamento pedagógico e desenvolvimento profissional oferecidas pelo CPS, acesse portaldoparticipante.cps.sp.gov.br.