Filtro de Daltonismo

No Outubro Rosa, Cipas levam informações às mulheres do CPS

Campanha institucional reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento do câncer de mama e do colo do útero, com foco em servidoras, professoras e estudantes

30 de setembro de 2025 6:16 am Saúde e Segurança do Trabalho

Foto: Divulgação

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipas) do Centro Paula Souza (CPS) promovem, neste mês, a campanha Outubro Rosa: Informação e prevenção são o melhor caminho!, voltada à conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero. A iniciativa busca sensibilizar servidoras, professoras, estudantes e funcionárias terceirizadas sobre a importância do cuidado com a saúde feminina.

A campanha destaca que a prevenção começa com hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas, controle do peso e redução do consumo de álcool. A amamentação também é incentivada como fator protetivo. Além disso, o autoexame das mamas é apresentado como uma prática de autoconhecimento, embora não substitua os exames clínicos.

O rastreamento do câncer de mama é recomendado por meio da mamografia para mulheres entre 50 e 74 anos. Além desse grupo, mulheres acima de 40 anos têm à disposição, no Sistema Único de Saúde (SUS), a mamografia sob demanda. Já o câncer do colo do útero pode ser prevenido com a vacinação contra o HPV e identificado precocemente pelo exame Papanicolau, indicado para mulheres de 25 a 64 anos. A campanha reforça que o acesso rápido ao diagnóstico e ao tratamento é essencial para salvar vidas e reduzir a mortalidade feminina.

Além de uma página especial dedicada à ação, a campanha elaborou um cartaz para ser afixado nas unidades de ensino do CPS.

Ação coordenada

A iniciativa da campanha partiu da Superintendência de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST), da Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) do CPS. Para a superintendente da área, Luciana Dedes, a campanha amplia a discussão sobre o tema na instituição. “O objetivo é conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, embora o foco principal da Cipa seja a saúde e a segurança no ambiente de trabalho, entendemos que cuidar da saúde vai muito além da prevenção de acidentes, é promover o autocuidado”, disse.

Compartilhe


Veja também