Filtro de Daltonismo

Manual de
Auxílio – Funeral

Macroprocesso de Benefícios

Auxílio-funeral é o benefício concedido ao cônjuge, ao companheiro ou companheira ou, na falta destes, à pessoa que provar ter feito despesas em virtude do falecimento de funcionário ativo ou inativo, a título de benefício assistencial, de valor correspondente a 1 (um) mês da remuneração do servidor (salário bruto).

Em caso de dúvidas sobre algum tópico dessa página, o servidor deve entrar em contato com o Diretor de Serviço da área administrativa de sua Unidade Sede. As Diretorias de Serviço podem encaminhar os questionamentos de servidores que não forem resolvidos no âmbito da própria unidade para o Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB) da Coordenadoria de Gestão Estratégica de Recursos Humanos (CGGP) pelo e-mail aesb@cps.sp.gov.br

Ilustração: Storyset/Freepik
Importante: O prontuário de concessão do benefício deve ser digital no SEI.

Artigo 168 da Lei Complementar nº 10.261/68, nova redação dada pela L.C. 1.012/07 e Art. 324;

Lei. 500/74 – Art. 22;

Lei Complementar nº 1.012 de 05/04/2007;

Lei Complementar nº 1.123 de 01/07/2010.

Os dependentes de todos os servidores autárquicos ativos e inativos conforme segue:

  • Cônjuge, companheiro ou companheira.
  • Terceiros desde que comprovem ter pagado as despesas do funeral em virtude do falecimento.
ATENÇÃO : Não existe este benefício para os servidores regidos pela C.L.T.

Não tem carência.

A documentação necessária para compor a solicitação do benefício do auxílio-funeral segue abaixo e deverá ser encaminhada ao Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios, onde será analisada e encaminhada ao N.P.P. para pagamento.

  1. Ofício, assinado pelo Diretor da Unidade de Ensino conforme Anexo 14 – Modelo do Ofício;
  2. Cópia da certidão de óbito;
  3. Cópia do Demonstrativo de Pagamento do servidor;
  4. Comprovante das despesas efetivamente realizadas através de Notas fiscais originais;
  5. BDP devidamente preenchido com o V/D 025001 – Auxílio-funeral operação “8” natureza “N” e o valor.
  6. Formulário de Dados do Beneficiário Anexo13;
  7. Cópia do comprovante bancário do beneficiário, por exemplo: cabeçalho do extrato bancário, cópia do cartão do banco.

O pagamento será efetuado na conta da pessoa que apresentar os comprovantes de despesas, o valor correspondente a 1 (hum) mês da remuneração do servidor falecido (Lei 1123 art. 168).

Anexos

Para a execução dos procedimentos ligados aos processos acima, os servidores precisam, em muitos casos, preencher documentos e fichas. Esses arquivos estão disponíveis a seguir, que podem ser utilizados pelas unidades de ensino e interessados. A sequência numérica dos anexos é descontinuada quando algum documento deixa de ser utilizado por algum motivo como mudança de procedimento, solução tecnológica ou força legal, por exemplo. Todos os anexos vigentes estão listados abaixo.

Anexo 13

Formulário de Dados do Beneficiário

Anexo 14

Modelo do Ofício