Filtro de Daltonismo

Formação prepara Etecs para clubes de tecnologia e empoderamento feminino

Ação formativa apresentou estratégias para integrar as Etecs ao programa SWE Next; capacitação abordou temas como robótica, liderança, combate a estereótipos e inclusão feminina na tecnologia

10 de junho de 2025 7:12 pm Aperfeiçoamento Pedagógico

Estudantes já ganharam kits de robôs por participarem de competições | Foto: Sirlei Rodrigues

No último dia 23 de maio, a Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) promoveu a ação formativa Empoderamento de meninas para área de tecnologia – STEM, voltada a docentes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Realizada pela plataforma Teams, a capacitação reuniu participantes de diversas unidades de ensino com o objetivo de alinhar as unidades escolares ao programa internacional SWE Next, da Sociedade de Mulheres Engenheiras (SWE).

A formação contou com a participação de engenheira representante da SWE Master Brasil, e da coordenadora de projeto Suely Sousa. Ambas apresentaram os resultados do primeiro clube SWE Next da América Latina, implementado em 2023 na Etec Professora Maria Cristina Medeiros, em Ribeirão Pires. O clube já acumula conquistas, como a participação em competições e a premiação com kits de robótica.

Entre os temas abordados, destacaram-se estratégias para motivar estudantes a seguirem carreiras em Engenharia e Tecnologia, a integração da Robótica nas atividades dos clubes, o desenvolvimento de habilidades de liderança e a superação de estereótipos de gênero. A capacitação também disponibilizou um vídeo explicativo e um curso complementar em ambiente virtual de aprendizagem.

“Acredito que incentivar meninas a continuarem a trilhar carreiras na área de tecnologia é fundamental”, disse a professora Sirlei Rodrigues, que coordenou a atividade. “A SWE mostra que é possível: traz relatos de mulheres que superam as dificuldades de uma sociedade machista, mas, com coragem e dedicação, há espaço”, enfatizou. “O apoio da comunidade incentiva e influencia positivamente nas carreiras de engenharias e tecnologias”, afirmou.

Compartilhe


Veja também