Profissionais do Centro Paula Souza participam de formação prática e teórica sobre cultivo e manipulação de ervas medicinais, com foco em saúde, sustentabilidade e inovação pedagógica
Participantes preparando as plantas medicinais para destilação durante a ação formativa | Foto: Divulgação
Diretores, coordenadores, professores e demais profissionais de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo participaram, no último dia 13 de maio, de uma ação formativa inovadora sobre o cultivo, uso e manipulação de plantas medicinais. Realizada na Etec Sebastiana Augusta de Moraes, em Andradina, a capacitação Cultivo, uso e manipulação de plantas medicinais reuniu 32 participantes e teve como objetivo principal promover práticas sustentáveis e seguras com foco na saúde e bem-estar da comunidade.
A formação combinou teoria, oferecida por meio de ambiente virtual de aprendizagem, com oficinas práticas realizadas na horta da unidade de ensino. Os participantes vivenciaram o plantio e a manipulação de ervas medicinais, aprendendo sobre suas propriedades terapêuticas e técnicas de conservação.
As atividades foram conduzidas pela engenheira agrônoma Sandra Maria Pereira da Silva, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) de Pindamonhangaba, pelo professor Dr Lin Chau Ming, pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) do câmpus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), e pela terapeuta sistêmica Iracelis Fátima de Moraes, também pesquisadora da Fapesp.
Segundo a professora Raquel Fabbri Ramos, engenheira agrônoma e coordenadora da ação, a formação foi muito diferenciada. “Tanto pela qualidade, quanto pela inovação dos conhecimentos, que manteve os participantes bem interessados e participativos”, contou. Confira os registros fotográficos da capacitação: