Campanha destaca riscos das substâncias psicoativas, orienta sobre políticas públicas e amplia o diálogo sobre saúde física e mental entre estudantes e servidores do Centro Paula Souza
Foto: Divulgação
O Centro Paula Souza (CPS) lançou hoje (6) uma nova página informativa dedicada ao Fevereiro Vermelho, mês de combate e prevenção ao uso de álcool e outras drogas. A iniciativa reforça a conscientização sobre os impactos físicos, psicológicos e sociais associados ao consumo dessas substâncias, alinhando-se ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado em 20 de fevereiro.
O conteúdo destaca dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classifica a dependência de drogas como uma doença e alerta que mais de 3 milhões de mortes anuais são atribuídas ao álcool. O material também chama atenção para o tabagismo, responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano, relacionando-o a mais de 50 doenças, incluindo cardiovasculares, respiratórias e diversos tipos de câncer.
A página preparada pela Superintendência de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST), da Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) do CPS apresenta ainda diretrizes da Política Nacional sobre Drogas e explica o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que integra serviços como UBS, CAPS e CAPS AD, responsáveis pelo acolhimento, tratamento e reinserção social de pessoas em sofrimento psíquico ou dependência. O texto reforça a importância de ações preventivas, especialmente entre jovens, cujo cérebro ainda está em desenvolvimento.
Além das orientações de saúde, o espaço oferece sugestões de elementos visuais, frases de impacto e informações sobre campanhas educativas, incentivando a comunidade a refletir sobre hábitos, buscar apoio quando necessário e fortalecer vínculos de cuidado e solidariedade. A iniciativa reafirma o compromisso institucional com a promoção da saúde integral e com a construção de ambientes mais seguros e acolhedores para todos.