Parceria entre o CPS e a Altus oferece capacitação gratuita a professores e auxiliares de docente de Etecs e Fatecs em tecnologias de automação industrial, com aulas presenciais e atividades on-line
Foto: Freepik
Estão abertas, até o dia 7 de outubro, as inscrições para o curso Programação Básica de CLP e Sistema Supervisório – Altus, voltado a professores e auxiliares de docente das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que ministram componentes curriculares do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais. A formação será realizada entre os dias 27 de outubro e 25 de novembro, na modalidade semipresencial, com carga horária total de 80 horas, sendo 28 presenciais e 52 a distância.
De acordo com o coordenador da ação, professor Luiz Tetsuharu Saito, o curso é fruto de uma parceria firmada por meio de chamamento público entre o Centro Paula Souza (CPS) e a empresa Altus Sistema de Automação, fabricante nacional de equipamentos de automação industrial. A Altus ofereceu a capacitação aos profissionais do CPS com foco nos sistemas desenvolvidos pela própria empresa, promovendo o alinhamento entre ensino técnico e as tecnologias utilizadas no setor produtivo.
A capacitação será realizada na Fatec São Bernardo do Campo – Adib Moisés Dib, unidade de ensino que mantém um acordo para a implantação da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) com a Altus para o curso de Automação Industrial, fortalecendo ainda mais a integração com a indústria.
Durante o curso, os participantes terão contato com o ambiente de programação conforme a norma IEC 61131-3, além de instruções de lógica, temporizadores, contadores, variáveis, sub-rotinas, simulação, bibliotecas, protocolos OPC, diagnósticos e muito mais. Também serão abordados os recursos do sistema supervisório, como criação de telas, gráficos, alarmes, scripts em C# e VB.NET, relatórios e banco de dados.
Os encontros presenciais ocorrerão nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro, das 8h30 às 16h30, na Fatec São Bernardo do Campo. Para participar, é necessário conhecer comandos elétricos, ministrar aulas na área de elétrica nas Etecs ou Fatecs e se inscrever pelo Portal do Participante. Ao todo, são oferecidas 20 vagas.