Dezembro Vermelho & Laranja, promovido pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipas) do Centro Paula Souza, compartilha informações de saúde a toda a comunidade
Foto: Divulgação
O mês de dezembro é marcado por duas importantes campanhas nacionais: Dezembro Vermelho, voltada à luta contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV), à síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e às outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e Dezembro Laranja, que alerta para a prevenção do câncer de pele. Ambas têm como objetivo conscientizar a população sobre práticas de cuidado e diagnóstico precoce, fundamentais para garantir qualidade de vida.
Por isso, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipas) das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) promovem, neste mês, a campanha Dezembro Vermelho & Laranja. A iniciativa busca sensibilizar servidores, professores, estudantes e funcionários terceirizados sobre a importância do cuidado com a saúde.
No caso do Dezembro Vermelho, a iniciativa destaca a importância da testagem gratuita, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e do acesso a estratégias como PrEP e PEP, que reduzem o risco de infecção pelo HIV. Em 2023, o Brasil registrou cerca de 40 mil novos casos, principalmente entre jovens de 15 a 24 anos. Apesar disso, a mortalidade por Aids vem caindo graças às políticas públicas e ao tratamento adequado. A campanha também reforça a necessidade de combater o preconceito e garantir inclusão e respeito.
Já o Dezembro Laranja, criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, chama atenção para os riscos da exposição solar sem proteção. O câncer de pele é o tipo mais frequente no país, com previsão de 185 mil novos casos em 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A prevenção inclui uso diário de protetor solar, roupas adequadas e consultas regulares ao dermatologista.
Além de uma página especial dedicada à ação, a campanha elaborou um cartaz para ser afixado nas unidades de ensino do CPS.
Ação coordenada
A iniciativa da campanha é da Superintendência de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST), da Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) do CPS.