Filtro de Daltonismo

Centro Paula Souza e Instituto Ayrton Senna ampliam atuação conjunta

Encontro com 80 Etecs destacou resultados e fortalecimento do desenvolvimento socioemocional de 15 mil estudantes

15 de dezembro de 2025 12:00 pm Aperfeiçoamento Pedagógico

Foto: Thiago Catalano

O Centro Paula Souza (CPS) promoveu, no último dia 5 de dezembro, o encontro Resultados e Compartilhamento de Boas Práticas – Projeto Diálogos Socioemocionais 2025, que reuniu representantes de 80 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participantes da parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS). Realizado na Administração Central, o evento reforçou os impactos da iniciativa, que atualmente mobiliza mais de 700 servidores, entre professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e coordenadores de curso, além de envolver diretamente 15 mil estudantes.

A abertura contou com a presença do presidente do CPS, professor Clovis Dias, do coordenador da Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), Vicente Mellone Junior, do coordenador da Coordenadoria de Ensino Técnico (CGTEC), professor Divanil Antunes Urbano e da Especialista de Canais do IAS, Juliana Malta, instituição estratégica na implementação da metodologia de desenvolvimento de competências socioemocionais. Para Vicente Mellone, a expansão contínua da participação das unidades de ensino é um dos pontos fortes dessa cooperação. “O engajamento demonstrado por professores e estudantes nas trilhas formativas, nos encontros de sensibilização e nas ações de culminância evidencia a relevância e a abrangência do programa para toda a comunidade escolar”, destacou.

Do piloto à expansão do projeto

A parceria com o Instituto Ayrton Senna teve início em 2023, com a preparação da metodologia e das equipes. Em 2024, o projeto foi implantado em 40 Etecs e, diante dos resultados positivos, expandiu-se em 2025, chegando a 80 unidades. Para 2026, está prevista a adesão de mais 30 Etecs, ampliando o impacto da iniciativa, que fortalece a formação integral e o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Para a coordenadora de projetos da Divisão de Aperfeiçoamento Pedagógico e Desenvolvimento Profissional (DAPDP) e responsável pelo acompanhamento da iniciativa junto às unidades, Judith Rachmuth Terreiro, o encontro evidenciou as conquistas do projeto desde sua implantação. “Reunir representantes de 80 Etecs demonstra o comprometimento de todos os envolvidos para o sucesso dessa jornada. Estamos motivados a ampliar o trabalho para outras unidades”, afirmou.

O projeto oferece formação continuada para os servidores de diferentes áreas. Professores de Ciências, Física, Química, Matemática e de componentes técnicos, como Mecatrônica e Informática, revisitam seus planejamentos para incluir atividades que integrem objetivos pedagógicos e competências socioemocionais. Essa abordagem favorece práticas interdisciplinares e reflexivas, promovendo aprendizagens relacionadas à autorregulação, ao foco, à tolerância ao estresse, à empatia e ao interesse artístico, entre outras competências desenvolvidas em parceria com o Instituto.

Para o professor Julio Cesar Pereira Spada, que leciona Química e Física na Etec Sebastiana Augusto de Moraes, de Andradina, os resultados têm fortalecido o engajamento, o pertencimento e o desempenho acadêmico dos estudantes. “Após mapearmos as necessidades das turmas, implantamos projetos voltados ao desenvolvimento do foco e à melhoria das relações interpessoais. Observamos avanços importantes: as equipes estão mais organizadas, participativas e comprometidas com os objetivos definidos no início do ano”, destacou.

Compartilhe


Veja também