

Bem-vindos à sua nova dose mensal de inspiração! Sabemos que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é fundamental, e a cultura é uma ferramenta poderosa para o bem-estar. Pensando em você, servidor(a), criamos esta agenda cultural para te acompanhar ao longo do mês.
Aqui, você encontrará sugestões de locais para visitar, livros para mergulhar, filmes para refletir ou relaxar e diversas atividades que enriquecem a mente e o espírito. Nosso objetivo é incentivar momentos de lazer, aprendizado e conexão com a arte e o conhecimento, promovendo uma melhor qualidade de vida.
Explore as nossas dicas, se redescubra e invista no seu bem-estar através da cultura!
O material é uma iniciativa da Divisão de Bem-estar da Coordenadoria de Gestão de Talentos, Desenvolvimento de Pessoas e Bem-estar do Centro Paula Souza (CPS).

🏊♀️ A proposta é colocar o público em contato com diferentes modalidades de esporte, com opções pensadas para diferentes idades e perfis de família. Durante a programação, as famílias encontram vivências esportivas, oficinas, aulas abertas, festivais, recreações e até encontros com atletas brasileiros. A campanha mostra que o esporte faz parte da vida de todos e pode ser descoberto de maneiras simples e divertidas. Quadras, piscinas, ginásios e áreas externas viram ambientes de experimentação, onde crianças, jovens e adultos podem testar novos esportes ou praticar algo que já conhecem.

💃 O projeto leva música, lazer e entretenimento para idosos acima de 60 anos, seus familiares e acompanhantes na Comedoria do Sesc Pompeia. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

🎊 O carnaval de 2026 promete ser mais agitado com o aumento de blocos de rua. O “esquenta” começa em janeiro com diversos eventos espalhados pela cidade de São Paulo durante o mês de janeiro. São ensaios gerais, apresentações em casas de show e encontros com artistas convidados. Vale a pena conferir a temática de cada bloco que vão desde homenagens à artistas famosos, estilos musicais diversos, primeira infância até blocos que homenageiam determinada região da cidade.

🎊 A 11ª edição chega com um line-up diverso que reúne grandes nomes nacionais e uma atração internacional de peso. Pabllo Vittar será a headliner nacional deste ano e o evento ainda terá a superestrela global Kesha em sua aguardada volta aos palcos brasileiros. O CarnaUOL também conta com shows de João Gomes, Marina Sena, Dilsinho, Dubdogz, Deekapz, Charanga do França e Cores de Aidê.

As 32 escolas de samba filiadas passam pelo Sambódromo do Anhembi, onde realizam mais de 50 ensaios abertos ao público. Os ensaios técnicos permitem que as escolas ajustem os detalhes do desfile, enquanto o público já sente o clima do carnaval e acompanha a preparação das agremiações. Os ensaios técnicos são abertos ao público e totalmente gratuitos. Para participar, basta comparecer ao Sambódromo no dia e horário da programação, não é necessário ingressos ou realizar cadastro, o acesso é livre pelas arquibancadas destinadas ao público. A recomendação é chegar com antecedência para garantir um bom lugar, já que alguns ensaios costumam atrair grande público, é permitido entrar com água e lanches simples, desde que não sejam transportados em recipientes de vidro.

A exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som) é sobre o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, “A alma humana, você e o universo de Jung”, permite que o visitante percorra a psique humana de forma simbólica e imagética por meio de instalações criadas para dialogar em três diferentes dimensões: a pedagógica, explicando os conceitos criados por Jung; a sensorial, com instalações artísticas que pretendem provocar sensações no visitante; e a provocativa, com perguntas convidando o público à introspecção.

Esse espaço, dedicado ao universo do teatro de bonecos, surgiu da união de duas companhias que se dedicam ao estudo dessa linguagem artística: a Cia. Buzum e a Cia. Pia Fraus. A fusão de seus acervos resultou em um espaço que abriga mais de 800 peças expostas, feitas de diversos materiais e tamanhos. Há também exemplares vindos de várias partes do Brasil — como Pernambuco e Pirenópolis — e do mundo, incluindo Índia, Panamá e Argentina. Durante todo ano, há uma programação intensa com oficinas, festas, exposições, visitas guiadas para escolas e aberta ao público, além de uma loja de bonecos e brinquedos.

Dindinha (Atração Fonográfica, 1999) é o álbum de estreia da cantora e compositora mineira Ceumar, produzido por Zeca Baleiro. O disco combina releituras de Luiz Gonzaga e Sinhô com canções inéditas de compositores como Chico César, Itamar Assumpção e o próprio Baleiro. Gravado durante quase dois anos, o álbum traz uma sonoridade acústica e brasileira, com exceção da regravação de Let it Grow, do grupo Renaissance. Na Estação Motiva Cultural, Ceumar revisita esse projeto que marcou o início de sua carreira, encerrando a série Refazendo o disco em 2025. A apresentação reforça a potência e a diversidade que definem seu trabalho, celebrando parcerias e influências que fazem parte da trajetória da artista.

Único amazonense imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Milton Hatoum, 73, recebeu com uma satisfação modesta o feito, dedicando a homenagem aos seus leitores. Responsável por clássicos da literatura, como Relato de um Certo Oriente, primeiro romance publicado do autor, e Dois Irmãos, o manauara ocupa a cadeira de número 6, que pertenceu a Cícero Sandroni (1935-2025). A nomeação coincide com o fim da trilogia O Lugar Mais Sombrio, com a publicação de Dança de Enganos.

🌍 Durante todo o mês, a cidade de São Paulo contará com mais de 60 eventos de teatro, dança, circo, contação de histórias, sarau, música e exposições de arte que têm em comum valorizar e resgatar a cultura afrodescendente, bem como trazer à tona a importância do combate ao racismo e à postura antirracista. O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia em que Zumbi dos Palmares, maior líder quilombola responsável por lutar contra o sistema escravista da época, foi morto.


🌮 O festival de São Paulo é o maior do tipo no Brasil, e o segundo maior do mundo — perdendo apenas para seu país natal, o México. Ele se inspira na tradição mexicana de homenagear seus mortos por meio de flores, comida e música. Assim, você poderá conferir apresentações musicais, danças típicas e comidinhas do país latino-americano.


👧 No mês de novembro, as corridas de rua continuam voltadas ao público infantil e seus familiares. Há diversas modalidades para cada faixa etária com atividades divertidas para toda a família, como shows, brincadeiras e comidinhas.

Reconhecidas por sua atuação artística e política na valorização da cultura negra e feminina Ilú ocupará a Praça da Pina Contemporânea com tambores, dança e canto, transformando o museu em um ponto de encontro e comunidade, evidenciando a força das tradições afro-brasileiras que são centrais para o carnaval.




🥘 Descubra essa exposição que incentiva a criatividade e a imaginação para adultos e crianças. É uma imersão interativa, onde poderão interagir com o universo fascinante dos personagens do cartunista Ziraldo, vivenciando de perto histórias inspiradoras da literatura infanto-juvenil brasileira. Os visitantes podem conferir espaços sensoriais dedicados a clássicos como “O Menino Maluquinho”, “Flicts” e “A Turma do Pererê”, com projeções, cenários e painéis digitais.


🤸 Viradinha Cultural 2025
🎭 No começo do mês, a cidade de São Paulo vai celebrar o mês das crianças com mais de 400 atividades gratuitas espalhadas por Centros Culturais, Casas de Cultura, unidades do SESC, bibliotecas, entre outros espaços espalhados por toda a cidade. A diversão é garantida com muita música, teatro, contação de histórias e há opção para todos os gostos.





👧 No mês de outubro e novembro, as corridas de rua estarão voltadas ao público infantil e seus familiares. Há diversas modalidades para cada faixa etária com atividades divertidas para toda a família, como shows, brincadeiras e comidinhas.


🍿 Considerado um dos festivais mais importantes do país, a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo apresenta nomes consagrados de diversos países. Como de costume, há uma multiplicidade de estilo que vão desde produções premiadas a trabalhos independentes.

Reconhecidas por sua atuação artística e política na valorização da cultura negra e feminina Ilú ocupará a Praça da Pina Contemporânea com tambores, dança e canto, transformando o museu em um ponto de encontro e comunidade, evidenciando a força das tradições afro-brasileiras que são centrais para o carnaval.

🕸 No Dia das Bruxas, o Museu Catavento se transforma em um ambiente temático repleto de surpresas para encantar crianças, jovens e adultos. O público terá a oportunidade de explorar o acervo e presenciar experimentos científicos de forma nova, em meio a uma decoração típica de Halloween.


🕸 Shopping de São Paulo promove Halloween com escape room gratuito, mistério e muita diversão, a atividade inspirada em jogos de escape funciona até 31 de outubro com sessões de 30 minutos para grupos de até 7 pessoas. Monte seu grupo de detetives e prepare-se para uma missão de Halloween diferente de tudo!



🥨 O 8ª São Paulo Oktoberfest é um festival que celebra o melhor da cultura, da música e da gastronomia alemã, em um ambiente vibrante, acolhedor e cheio de vida. Conta com uma programação repleta de atrações para todos os gostos e idades.



🦓 O Simba Safari reabre seus portões com passeios em caminhões abertos que oferecem contato próximo com 300 animais de 40 espécies diferentes. O percurso de 4 quilômetros conta com guias treinados, que dividem curiosidades e informações sobre os leões, hipopótamos, búfalos, lobos-guarás e outros bichos que encontram pelo caminho.



🍿 Para celebrar seus 40 anos, o Studio Ghibli irá exibir seus 22 filmes em diversos cinemas. Reconhecido mundialmente por redefinir os limites da animação japonesa, o Studio Ghibli se consolidou como um dos principais nomes do gênero ao unir sofisticação visual, narrativas autorais e temas universais como infância, meio ambiente, memória e amadurecimento.



Após permanecer fechada por mais de 70 anos, a Vila Secreta abre suas portas para o público em São Paulo. Localizada no bairro da Aclimação, a atração apresenta uma réplica de uma vila colonial do século 19 construída pelo colecionador Raful de Raful, caixeiro-viajante excêntrico que transformou sua casa em um verdadeiro museu particular. Agora, o neto de Raful, guardião do local, recebe os visitantes para uma experiência cultural, sensorial e histórica.



Recém-lançado, este livro foi redescoberto pela crítica literária em 2022. Sua primeira publicação, em 1998, teve apenas 3 mil cópias impressas, que foram editadas e distribuídas pela própria autora e atualmente é considerada pioneira na literatura afroindígena brasileira. Esse romance conta a história das violências sofridas pelos povos tradicionais com a chegada de uma missão religiosa ao norte da Amazônia. “Quando se fala na questão indígena, na questão da negritude, da branquitude, você está contando uma história que aconteceu com esses indivíduos dentro de uma cultura, dentro de uma época de mundo, dentro de uma ideologia”, conta Pereira, sobre a temática do livro.


Festival de arte, luz e tecnologia 2025 realizará intervenções em marcos urbanos da cidade no mês de agosto. Combinando tecnologias inovadoras e curadoria artística, o Festival de Luzes tem como missão democratizar o acesso à arte e criar conexões entre público, território e linguagem visual. Em 2025 chega ainda maior e amplia a participação internacional, abrindo espaço para artistas de diferentes países.

Na remontagem de ESPASMOS URBANOS a Cia. Artesãos do Corpo selecionou quatro novos artistas – Cleia Plácido, Edu Pinheiro, Gabriel Góes e Lilian Soarez – para integrarem o espetáculo. Os outros seis intérpretes já fazem parte do elenco do grupo, sendo que Fany Froberville, Ederson Lopes e Mirtes Calheiros estavam em cena na primeira encenação de 1999.
ESPASMOS URBANOS pesquisa e reflete sobre as condições alucinantes a que se submete o homem urbano, os efeitos e deformações no corpo emocional e visível, bem como a vingança deste corpo contra seus algozes, ou seja, no próprio homem e seu corpo distorcido. O ritmo alucinante, a falta de contato entre as pessoas, o medo, a solidão e ao mesmo tempo a vontade antropofágica de sentir o outro, a violência, as paixões e as culpas estão presentes na montagem.
ESPASMOS URBANOS
Com a Cia. Artesãos do Corpo
60 minutos | 12 anos | Gratuito
18, 19 e 20 de outubro, sexta-feira e sábado às 21h e domingo às 19h.
Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295 – Lapa, São Paulo.
Ficha técnica:
Direção – Mirtes Calheiros. Intérpretes – Cleia Plácido, Dawn Fleming, Ederson Lopes, Edu Pinheiro, Fany Froberville, Gabriel Góes, Hiro Okita, Leandro Antonio, Lilian Soarez e Mirtes Calheiros. Pesquisa Musical e Sonoplastia – Marcelo Catelan. Iluminação – Carlos Gaúcho. Figurino – Miko Hashimoto e acervo Artesãos do Corpo. Arte Gráfica – Bruno Pucci. Fotos – Fabio Pazzini. Registro em Vídeo – André Cruz [Captura Filmes]. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Ações Mídias Sociais – Portal MUD. Produção e Administração – Ederson Lopes.
Assessoria de Imprensa
Nossa Senhora da Pauta
Frederico Paula – MTb-SP: 28.319
(11) 99658-3575 | frederico@nossasenhoradapauta.com.br
